A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira a imagem de uma fusão entre dois buracos negros a apenas 3 mil anos-luz de distância da Terra.
A interação no sistema NGC 6240 foi registrada a partir de fotos captadas pelo observatório espacial Chandra X-ray e pelo telescópio Hubble.
Na imagem, o ponto brilhante no centro representa os buracos negros e a poeira cósmica (em vermelho, laranja e amarelo) são os dados captados pelos instrumentos do Chandra X-ray.
Segundo os cientistas, os buracos negros estavam próximos um do outro e se atraíram por estarem no meio de um espiral durante um processo que começou há cerca de 30 milhões de anos.
A estimativa dos astrônomos é que os dois devam se fundir em algumas dezenas ou centenas de milhões de anos, gerando um buraco negro muito maior.
A Nasa informou que encontrar e estudar a fusão de buracos negros é um campo muito ativo da pesquisa em astrofísica.
Desde 2002, tem havido grande interesse no prosseguimento das observações com o NGC 6240, assim como a busca por outros sistemas semelhantes.
No entanto, entender o que acontece quando estes objetos espaciais interagem ainda intriga os cientistas.
Os especialistas acreditam que a formação de múltiplos sistemas de buracos negros é comum no universo, uma vez que muitas galáxias sofrem colisões e se fundem.
Na opinião dos cientistas, a fusão entre buracos negros pode ser a mais poderosa fonte de ondas gravitacionais existente no universo.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário