Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Pré-História da Universidade Autônoma de Barcelona está desenvolvendo um projeto de pesquisa e criação de um museu e centro de divulgação científica, a partir dos resultados encontrados no sítio arqueológico La Bastida, localizado no município de Totana, na região de Murcia (Espanha).
Além das escavações e dos estudos arqueológicos, o projeto inclui também a instalação de um museu monográfico, sobre o sítio e a criação de um instituto de pesquisa dedicado à Idade do Bronze no Mediterrâneo Oriental.
De acordo com uma nota divulgada pela universidade nesta quinta-feira (8), trata-se do primeiro deste tipo na Europa.
O sítio arqueológico de La Bastida é um dos mais importantes da pré-história europeia. O local foi habitado durante a Idade do Bronze argárica (por volta de 3.500 a.C).
O primeiro objetivo do projeto desenvolvido em La Bastida é combinar pesquisas sistemáticas com escavações arqueológicas e análises científicas especializadas.
Outro projeto apontado pela universidade se refere ao desenvolvimento de um programa para o novo museu, além da disseminação das descobertas no sítio, assim como lançar as bases para um futuro centro de referência internacional em arqueologia e pré-história do Mediterrâneo.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário