sábado, 10 de outubro de 2009

Sítio arqueológico na Espanha vai abrigar um centro de pesquisa

Restos humanos do sítio arqueológico espanhol, no qual havia uma cidade da Idade do Bronze (3.500 a.C)


Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Pré-História da Universidade Autônoma de Barcelona está desenvolvendo um projeto de pesquisa e criação de um museu e centro de divulgação científica, a partir dos resultados encontrados no sítio arqueológico La Bastida, localizado no município de Totana, na região de Murcia (Espanha).

Além das escavações e dos estudos arqueológicos, o projeto inclui também a instalação de um museu monográfico, sobre o sítio e a criação de um instituto de pesquisa dedicado à Idade do Bronze no Mediterrâneo Oriental.

De acordo com uma nota divulgada pela universidade nesta quinta-feira (8), trata-se do primeiro deste tipo na Europa.

O sítio arqueológico de La Bastida é um dos mais importantes da pré-história europeia. O local foi habitado durante a Idade do Bronze argárica (por volta de 3.500 a.C).

O primeiro objetivo do projeto desenvolvido em La Bastida é combinar pesquisas sistemáticas com escavações arqueológicas e análises científicas especializadas.

Outro projeto apontado pela universidade se refere ao desenvolvimento de um programa para o novo museu, além da disseminação das descobertas no sítio, assim como lançar as bases para um futuro centro de referência internacional em arqueologia e pré-história do Mediterrâneo.


Fonte: Folha Online


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...