terça-feira, 17 de novembro de 2009

Elefantes-marinhos tiram cochilo enquanto mergulham


Elefantes-marinhos do norte são marinheiros de longa-distância, viajando durante períodos que vão de dois a oito meses por vez sem atingir terra. Quando estão no mar, eles passam até 90% de seu tempo em mergulhos submarinos.

Então surge esta pergunta: como e quando eles dormem, ou simplesmente descansam?

Pesquisas passadas identificaram certos tipos de mergulhos que incluíam um período de lenta descida, que poderia ser um tipo de "siesta" para descanso ou digestão.

Agora, um estudo revelou mais informações sobre esses supostos mergulhos de corrente, algo que sugere fortemente que eles são realmente um período de descanso --com os animais espiralando para baixo na água como uma folha caindo no ar.

Yoko Mitani, da Universidade Hokkaido no Japão, e colegas, conectaram coletores de dados especiais a seis jovens elefantes-marinhos do norte perto da costa da Califórnia.

Além das informações usuais como profundidade e temperatura da água, os coletores capturaram dados de aceleração e magnetismo ao longo de três eixos, proporcionando um perfil de mergulho em três dimensões.

Os dados, publicados no "Biology Letters", mostraram que durante certos períodos, após os animais nadarem a uma profundidade de aproximadamente 500 pés, eles se aplainaram, viraram de barriga para cima e deslizaram lentamente para baixo, girando e guinando levemente enquanto desciam. Essa lenta fase durou uma média de cerca de dez minutos.

Mitani disse que os elefantes-marinhos ocasionalmente atingiam o fundo sem reação aparente --uma indicação de que poderiam estar dormindo.

Ela disse que os lentos mergulhos provavelmente permitiam que os animais descansassem sem descer tanto que precisassem gastar energia extra para voltar à tona.


Fonte: Folha Online



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...