terça-feira, 24 de novembro de 2009

Em evento raro, icebergs são avistados próximos de ilha australiana

Pegando onda: iceberg flutua perto da praia de Sandy Bay (Foto: AP/Australian Antarctic Division, Eve Merfield)

Estranho no ninho: enquanto leão marinho toma sol, membro da frota de icebergs que se descolou da Antártida segue seu caminho rumo à Nova Zelândia (Foto: AP/Australian Antarctic Division, Eve Merfield)


Foto tirada semana passada indica blocos flutuando perto da praia. Passagem de icebergs pela Ilha Macquarie é incomum.

Um iceberg foi fotografado a partir da praia de Sandy Bay, na costa leste da Ilha Macquarie, 1,5 mil quilômetros a sudeste da Tasmânia, na Austrália.

A imagem, divulgada nesta terça-feira (24), é de 16 de novembro (segunda-feira da semana passada), informa a agência Associated Press. Foi registrada pela Divisão Antártica Australiana.

É muito raro observar icebergs a partir das Ilhas Macquarie.

Desde a semana passada, cresce o interesse em acompanhar a marcha dos icebergs que se desprenderam da Antártida e rumam na direção da Austrália e da Nova Zelândia.

Na sexta-feira (20), por exemplo, cientistas informaram que quatro icebergs se aproximavam da Nova Zelândia e, naquele momento, se encontravam a cerca de 400 quilômetros de distância do sul do país.

Os icebergs estariam se deslocando rumo ao norte a uma velocidade de 1,25 km/h. Singrando águas mais quentes, tinham começado a se deteriorar.

Na segunda-feira (23), chegou-se a falar em alerta naval, pelo risco de choque de embarcações com essa frota inusitada de superfragmentos de gelo.

Segundo a agência EFE, fenômeno similar ocorreu em 2006, quando um grupo de enormes blocos flutuantes chegou a 25 quilômetros do litoral sul da Nova Zelândia.

Os iceberg procedem provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross, que se rompeu entre 2000 e 2002, segundo Mike Williams, cientista do Instituto de Pesquisa Atmosférica e Água.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...