Foram descobertos a mais de três metros de profundidade, perto da igreja de San Sebastian, construída em Cachipampa ou Pampa de Sal (cerca de 5 quilômetros ao sul de Cuzco), aonde foi travada uma batalha vencida por Pizarro, disse o diretor do Instituto Nacional de Cultura (INC) de Cuzco, Jorge Zegarra.
Arqueólogos peruanos descobriram os ossos que presume-se são de três soldados que participaram da Batalha de Las Salinas em 1538, quando os exércitos dos conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro lutaram pelo controle do que é hoje a cidade peruana de Cuzco, informou a EFE o diretor do INC de Cuzco, Jorge Zegarra.
Zegarra acrescentou também que os esqueletos não estão ainda completamente desenterrados, mas presume-se que são "os restos mortais de três soldados, almagristas e pizarristas, que participaram da Batalha de Las Salinas.
O diretor do INC disse ainda que os arqueólogos não tinham encontrado "armaduras ou roupas", mas não descartou futuras descobertas já que as escavações para "obter uma leitura mais clara do que aconteceu na Batalha de Las Salinas" continuarão por várias semanas.
Os homens de Pizarro e Almagro, liderados por Hernando Pizarro, e Rodrigo de Orgóñez, respectivamente, entraram em confronto na Batalha de Las Salinas em 6 de abril de 1538 para disputar Cuzco, capital do Império Inca, que estava em poder de Almagro desde 1537.
Após o confronto, Francisco Pizarro, tomou Cuzco de Almagro, que mais tarde foi capturado, julgado e executado.
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: Terra Chile
Nenhum comentário:
Postar um comentário