Cientistas da Universidade de Duke (EUA) criaram uma lente capaz de projetar a luz de um hemisfério inteiro sobre uma superfície plana. Trata-se de um passo adiante muito importante na construção de câmeras e detectores de imagens.
As lentes ópticas, por razões de design, só podem projetar a luz que entra procedente de uma só direção, uma restrição que a equipe dirigida por David Smith conseguiu superar, segundo a última edição da revista "Nature".
Por meio de um sofisticado processo, os pesquisadores conseguiram manipular de maneira artificial a propagação da luz, graças à utilização de um metamaterial --substância que apresenta propriedades eletromagnéticas incomuns, devido a sua estrutura.
Os metamateriais permitem o controle total e deliberado da propagação da luz e, portanto, expandem de maneira considerável a capacidade dos instrumentos ópticos além do que é possível com as lentes utilizadas atualmente.
David Smith e seu companheiro Nathan Kundtz, responsáveis pelo estudo, criaram uma lente metamaterial que captura a luz em ângulos de até 180º e que a projeta sobre uma superfície.
Combinado com o chip de uma câmera instalada na citada superfície plana, a lente criada conseguia projetar e transmitir a imagem de um hemisfério inteiro em apenas uma foto.
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário