Um inseto de aproximadamente seis centímetros chamou a atenção e gerou curiosidade em um morador de Iúna (ES).
"Quando cheguei para trabalhar me deparei com este inseto muito estranho que jamais tinha visto", conta Eberson Mariano.
Vulgarmente conhecido como Jequitiranabóia, o animal pertence à ordem Homoptera, o mesmo grupo das cigarras.
Apesar de sua aparência, o Jequitiranabóia não oferece riscos à população. "É um inseto inofensivo e difícil de ser encontrado.
São insetos de mata que, às vezes, podem ser atraídos pela iluminação de casas próximas a essas regiões", explica o biólogo e técnico em Pesquisa de Museu da Universidade de São Paulo, Carlos Campaner.
Segundo ele, o nome Jequitiranabóia, que no tupi significa "cobra voadora", foi dado pelos índios da Amazônia por causa de uma protuberância no inseto que lembra a cabeça de um réptil. Muitos ainda o acham parecido com um jacaré.
"Os índios pensavam que ele fosse venenoso", afirma Campaner. No entanto, o animal de hábitos noturnos se alimenta apenas da seiva de árvores, como fazem as cigarras.
"Há relatos que eles podem emitir luz, como a dos vagalumes, na época do acasalamento", informa Campaner. O inseto, pertencente ao gênero Fulgora, é típico da região amazônica.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário