Uma equipe de mergulhadores encontrou neste domingo os restos de um navio-hospital afundado por torpedos da Armada japonesa durante a Segunda Guerra Mundial perto da costa leste da Austrália, informaram fontes oficiais.
O AHS Centaur, que foi afundado em 14 de maio de 1943 com apenas 64 sobreviventes das 332 pessoas a bordo, foi achado a mais de dois quilômetros de profundidade nas águas próximas a Brisbane, capital do Estado de Queensland.
Um submarino será enviado ao local em duas semanas para filmar os restos do navio, que foi atacado de surpresa por uma embarcação japonesa.
Trata-se do achado deste tipo mais importante desde março de 2008, quando foi encontrado o HMAS Sydney, um destróier australiano afundado por um navio alemão durante a disputa, cuja localização tinha sido um mistério durante 66 anos.
A Austrália entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do Reino Unido em 1939 e quase um milhão de seus soldados e marinheiros combateram na Europa, norte da África e Pacífico Sul, onde morreram mais de 27 mil homens.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário