O exemplar, de uma rara espécie conhecida pelo nome científico Tadarida brasiliensis, foi capturado para ser fotografado, mas já foi devolvido ao meio ambiente.
Segundo a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), "morcegos são visitantes de verão em Porto Alegre e abandonam a capital em busca de zonas mais quentes a partir do final de fevereiro".
"Esses animais são importantes no equilíbrio ambiental, pois controlam as populações de insetos que se proliferam no ambiente urbano durante o verão".
"Exemplares albinos são raríssimos de se encontrar dentro de populações de morcegos. Ainda assim, a incidência de albinismo parcial é um pouco mais comum", explicou a bióloga Susi Missel Pacheco, especialista em quirópteros.
De acordo com a bióloga, no geral, não existe nenhum tipo de segregação por parte da organização social de uma população de morcegos com os exemplares albinos.
"A cor não é uma coisa que geralmente influencie. Em 20 anos que trabalho com a espécie, só vi morcegos serem rejeitados quando possuem alguma doença", completou.
Fonte: JB Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário