sábado, 6 de fevereiro de 2010

Encontrado cérebro fossilizado de baleia pré-histórica na Costa Sul do Peru

Kentriodon

O nome científico da baleia é Kentriodon, uma espécie extinta de baleias com dentes que se alimentava de pequenos peixes e viveu entre o Oligoceno Tardio e o Mioceno Médio.

Um cientista peruano-alemão encontrou na costa sul do Peru, o cérebro fossilizado de uma baleia com dentes que viveu a cerca de 16 milhões de anos no período geológico do Mioceno.

Seu descobridor, o paleontólogo Klaus Hönninger disse que o cérebro fossilizado (que estava dentro do crânio da baleia), foi encontrado, junto com um número indeterminado de vértebras e ossos da baleia, durante uma expedição no deserto da provincia de Palpa na região sul de Ica.

O crânio mede 30 centímetros da nuca ao focinho da baleia, mas "o estranho é que dentro dele você pode ver o cérebro fossilizado também", disse Hönninger à agência estatal de notícias Andina.

O cientista explicou que a descoberta curiosa é que "os cérebros são tecidos moles e não fossilizam".

"O estranho é que neste caso conseguiu fossilizar porque o animal morreu e caiu no fundo do mar, em seguida, foi coberto por sedimentos contendo carbonato de cálcio, que levaram à sua preservação."

O nome científico da baleia é Kentriodon, uma espécie extinta de baleias com dentes que se alimentava de pequenos peixes e viveu entre as eras do Oligoceno Tardio e Mioceno Médio.

Em outubro do ano passado, foi anunciado outro descobrimento de Hönninger: o crânio fossilizado de um tigre dentes de Sabre (Smilodon), animal que viveu no departamento de La Libertad (norte do Peru) durante o Pleistoceno.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Terra Chile



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...