quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nova espécie de roedor é encontrada em floresta venezuelana


Pesquisadores encontraram uma nova espécie de rato espinhoso que vive em quatro florestas montanhosas na Cordillera de la Serra Costa, na costa norte venezuelana.

Descoberto pelo Dr. Robert P. Anderson, professor associado de biologia na faculdade da cidade de Nova York, e pelo estudante Eliecer E. Gutierrez, o novo rato espinhoso foi nomeado Heteromys catopterius.

"Muitas pessoas se surpreendem ao saber que novas espécies de mamíferos estão sendo descobertas", afirma Anderson. "Às vezes eles são descobertos com a pesquisa genética, mas neste caso, os estudos anatômicos deixaram claro que existia uma espécie que nunca havia sido reconhecida pelos biólogos antes."

Aparentemente o parente mais próximo da nova espécie é o rato espinhoso do Caribe, mas a nova espécie é mais escura, com um crânio maior e orelhas menos arredondadas.

Ele também habita as florestas montanhosas (entre 350 a 2.450 metros acima do nível do mar), enquanto o rato do Caribe é encontrado em planícies.


O novo rato espinhoso é adaptado para altitudes mais elevadas, e é provável que esteja ameaçado pelas alterações climáticas, explica Anderson, que está construindo modelos climáticos para saber como o habitat do rato mudará com o aquecimento.

A descoberta foi publicada no Boletim do Museu Americano de História Natural, e a pesquisa foi financiada pela National Science Foundation.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Discovery Online



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...