O animal estava preso em um equipamento rústico feito de cabo de aço e arame farpado em uma árvore perto de um sítio. Não há informações sobre o responsável pela armadilha.
Trabalhadores do corte de cana de açúcar avistaram a onça se debatendo com a cabeça ferida e acionaram o Corpo de Bombeiros de Paulínia, que atende Cosmópolis.
Os soldados chamaram os técnicos do Parque Ecológico Armando Müller, de Paulínia, e o animal foi resgatado.
De acordo com o veterinário Marcelo Telles Queiroz, foi necessário utilizar tranquilizantes para acalmar a onça. Ela apresentava vários ferimentos na face e abdômen.
"Fizemos uma sutura na perna direita por causa de um corte de 10 cm", disse. Segundo o veterinário, a onça parda é um macho adulto com idade entre 5 a 6 anos e peso de 53 kg. Pela sua avaliação, o animal está bem e precisa pernoitar no parque da cidade.
O animal foi batizado com o nome de Cosmos e deve ser avaliado, ainda esta semana, pelo Centro Nacional de Preservação de Mamíferos (Cemp), orgão gerido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que determinará onde ele será solto. Um microchip será colocado para monitorar e estudar seu comportamento.
Fonte: JB Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário