sábado, 6 de fevereiro de 2010

Paleontólogos portugueses descobrem nova tartaruga

Crânio de tartaruga “Angolachelys mbaxi” de Angola e o paleontólogo Octávio Mateus (DR)

Angolachelys mbaxi viveu há 90 milhões de anos.

Um grupo que integrava paleontólogos de Portugal, Estados Unidos, Angola e Holanda, vê agora confirmada a descoberta que ocorreu em Abril de 2005 nas rochas cretácicas - o achamento do crânio fóssil de tartaruga marinha de grandes dimensões -, durante uma expedição da National Geographic, pelo paleontólogo Octávio Mateus, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

O grupo contou ainda com a colaboração do cientista norte-americano Louis Jacobs, da Southern Methodist University, e autor do livro «Em busca dos dinossauros africanos».

Citado no comunicado enviado à Lusa, Miguel Telles Antunes, paleontólogo da Academia de Ciências de Lisboa, que integra a equipe, realçou que o achado «é sobremaneira interessante, quer pela qualidade do material encontrado, quer por se tratar de um grupo muito mal conhecido na região. O achado representa um grande passo em frente dos conhecimentos científicos».

A descoberta foi batizada Angolachelys mbaxi, em que o nome Angolachelys significa «tartaruga de Angola», e mbaxi é a palavra em kimbundo, língua do noroeste de Angola, para tartaruga.


Fonte: TVI 24

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...