terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rio Grande do Sul: Ataque de animal marinho deixa surfista ferido no Litoral Norte

Johann foi atacado enquanto surfava em Atlântida - Mauro Vieira

Características da mordida indicariam que poderia se tratar de um filhote de tubarão.

Um surfista de 29 anos foi mordido por um possível tubarão enquanto surfava na noite de sábado em Atlântida.

O analista de sistemas Andrei Johann, de Porto Alegre, foi atacado no pé direito no momento em que estava sentado sobre a prancha, a cerca de 150 metros do mar, ao lado da plataforma de pesca.

Com o pé sangrando muito, conseguiu chegar à beira-mar, onde foi socorrido com apoio de outros surfistas e da Brigada Militar.

O corte abriu uma lasca um pouco inferior a 10 centímetros. Socorrido ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, Johann levou mais de 10 pontos no pé e foi liberado horas depois.

O ferimento pode ter sido provocado por um peixe ou um filhote de tubarão, pelas características.

No verão, fêmeas de tubarão-martelo habitam o Estado para parir seus filhotes. Um deles pode ter realizado o ataque pensando que se tratava de alimento, confundindo o pé do surfista no mar.


Especialista afirma que animal que feriu surfista no Litoral Norte pode ser um tubarão-martelo



A espécie se reproduz no litoral gaúcho nesta época do ano.

Em entrevista por telefone, desde Rio Grande, o biólogo marinho Santiago Montealegre, especialista em tubarões da Fundação Universidade Rio Grande, afirmou que o animal que feriu um surfista no sábado, em Atlântida pode ser um tubarão-martelo.

O analista de sistemas Andrei Johann, de Porto Alegre, foi ferido no pé enquanto surfava na praia de Atlântida.

Segundo Montealegre, pelas características do ataque e da mordida, Johann pode ter sido atacado por um tubarão-martelo, espécie que se reproduz nessa época no litoral gaúcho.

O surfista, de 29 anos, relatou o momento do ataque.

- Senti um "mordidão" no pé que anestesiou o meu pé. Me assustei e subi para cima da prancha. Me deitei e ergui os pés -, relatou.

Após sangrar bastante, Johann foi socorrido por surfistas e banhistas e levado para o hospital de Capão da Canoa onde levou mais de 20 pontos.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...