quarta-feira, 3 de março de 2010

Cientistas descobrem esqueleto de cobra pré-histórica que caçava filhotes de dinossauros


O fóssil da serpente pré-histórica


Mesmo os dinossauros poderiam ter medo de cobras,
sugere uma nova descoberta.

Cientistas descobriram um esqueleto quase completo de uma cobra pré-histórica de 3,5 metros que caçava filhotes de dinossauros. A criatura, foi "apanhada no ato" com sua última refeição de 67 milhões de anos atrás.

Seu corpo foi encontrado em um ninho de dinossauros, enrolado em torno de ovos triturados e recém-eclodidos. Ao seu lado estava o fóssil de um filhote de Titanossauro - uma versão pequena de um herbívoro gigante que quando adulto pesava até 100 toneladas.

Os restos de duas outras cobras também foram encontrados com ovos no mesmo local, em Gujarat, oeste da Índia.

A serpente, chamada Sanajeh indicus, não tinha a grande mandíbula das cobras modernas, como pítons e jibóias e não teria sido capaz de engolir um ovo de dinossauro inteiro. Mas os dinossauros bebês poderiam ser devorados, de acordo com os investigadores.

O Dr. Jason Head, da Universidade de Toronto, no Canadá, que coordenou um estudo da serpente relatado hoje na revista "PLoS One, disse: "as cobras primitivas eram pequenos animais com uma dieta limitada pelo tamanho da mandíbula, mas a evolução para um corpo de grande tamanho teria permitido a Sanajeh comer uma grande variedade de presas, inclusive filhotes de dinossauro.

"Esta é a primeira evidência direta do comportamento alimentar de uma serpente fóssil primitiva, e nos mostra que a ecologia e a história evolucionária das cobras é muito mais complexa do que se poderia pensar apenas olhando para as cobras modernas".

Os fósseis foram descobertos pela primeira vez em 1987 pelo especialista em ovos de dinossauros Dr. Dhananjay Mohabey, do Serviço Geológico da Índia.

No início, eles foram identificados como os restos de um filhote de dinossauro, mas em 2001 o paleontólogo Dr. Jeff Wilson, da Universidade de Michigan, nos E.U.A, identificou-os como os ossos de uma cobra.

O Dr. Wilson explicou: "Eu vi as vértebras características de uma cobra ao lado das cascas de ovos de dinossauro e ossos maiores, e eu sabia que era um exemplar extraordinário, mesmo que eu não pudesse juntar a história naquele momento." Chegaram mais especialistas, foram anos de investigação, seguidos de viagens de campo.

Sanajeh indicus significa "antiga boca escancarada da Índia ", e o espécime consiste de um crânio quase completo e mandíbula inferior, juntamente com vértebras e costelas.

Os ovos do Titanossauro foram postos em areia solta. Os cientistas acreditam que o filhote tinha acabado de sair do ovo, e a serpente o atacou, atraída pelos seus movimentos.

Os Titanossauros estavam entre os últimos membros sobreviventes de um grupo de herbívoros de quatro patas, de pescoço longo, conhecidos como saurópodes, que incluía os maiores animais terrestres que já viveram.

Como outros dinossauros, se acredita que eles cresciam rapidamente até um tamanho muito grande após a eclosão. Até então, eles seriam altamente vulneráveis a predadores como a Sanajeh.

O Dr. Head disse: "Deve ter sido um banquete. Centenas, ou milhares de bebês saurópodes indefesos, apoiando um ecossistema de predadores durante a época de incubação.

O Predador e a presa podem ter sido enterrados rapidamente e preservados na areia e lama, possivelmente como resultado de uma tempestade.

Tradução: Carlos de Castro


Fonte: Daily Mail


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...