sábado, 13 de março de 2010

EUA investigam devotos que adoeceram ao beber muco de caramujo africano em Miami


Líder disse que religião africana usa caracóis em cerimônias de cura. Seguidores perderam peso e ficaram com inchaço no estômago.

Seguidores de um morador da cidade americana de Miami que diz praticar a tradicional religião africana do orixá Ifá, que é frequentemente confundida com a Santeria cubana, uma mistura de iorubá e práticas católicas, afirmaram ter ficado doentes depois de terem sido obrigados a beber o muco do caramujo gigante africano .

Autoridades federais dos EUA fizeram buscas em janeiro na casa de Charles L. Stewart, conhecido como "El Africano'' ou "Oloye Ifatoku", depois de receber denúncias. Ele não foi processado, mas a procuradoria, o estado e a agência federal responsável pela vida selvagem estão investigando o caso.

O caramujo gigante é proibido nos EUA sem permissão especial. Os caracóis da espécie Achatina fulica, podem ser importados para os Estados Unidos somente para investigação científica. Especialistas dizem que ele devasta os ecossistemas. Ele cresce até 25 centímetros de comprimento e come até lixo.

Stewart disse à imprensa local que não tinha má fé e que sua religião usa os caramujos para cerimônias de cura. "Eu não inventei isso. É algo que faz parte da nossa religião,'' disse ao jornal The Miami Herald.

Os devotos disseram que ficaram muito doentes, perdendo peso e ficando com estranhos inchaços no estômago.


Fonte: G1/Miami Herald


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...