Um indonésio, conhecido como "homem-árvore", aguarda por tratamento no hospital Hasan Sadikin, em Bandung, província de Java.
Dede Koswara, que sofre de uma grave doença que transformou suas mãos e pés em aglomerados de verrugas, deve passar por novas operações em 2010. As informações são da Reuters.
Em agosto de 2008, os médicos removeram 6 kg de verrugas do seu corpo e ele passou a ser atendido em sua residência como paciente ambulatorial.
Segundo Rachmat Dinata, um dos médicos responsáveis pelas primeiras cirurgias, o paciente precisaria de pelo menos duas cirurgias por ano.
Doença
O dermatologista americano Anthony Gaspari, que estuda o caso, informou há algum tempo que Dede aparentemente sofre com uma variação do vírus do HPV.
O HPV, ou vírus do papiloma humano, infecta os queratinócitos - células diferenciadas da pele - ou mucosas, e possui mais de 200 variações.
Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. Mas no caso dele, a doença se agravou por um problema genético do ex-pescador: seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas.
O indonésio começou a desenvolver a doença ainda na adolescência, após sofrer um profundo corte no joelho.
A doença limitou a vida de Dede, que perdeu a mulher e o emprego desde que as verrugas começaram a crescer sem parar.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário