sexta-feira, 5 de março de 2010

Museu de Chicago expõe fóssil de bebê mamute


O animal mostrado na foto parece, mas não é um elefante. Quem está nas imagens é Lyuba, uma filhote de mamute que morreu há cerca de 40 mil anos e que foi encontrada na Sibéria (Rússia) em 2007. Lyuba é considerada o fóssil de mamute mais bem preservado já encontrado.

As fotos de Lyuba receberam destaque na quarta-feira (4) na imprensa de Chicago, pois o museu Field, um dos principais da cidade americana, abrirá na sexta-feira (5) a exposição Mamutes e Mastodontes: Titãs da Era do Gelo, cuja principal estrela é Lyuba.

Sergey Grishin, diretor do museu russo Shemanovskiy, responsável pela preservação do fóssil, foi a Chicago acompanhar a abertura da exposição e contou ao jornal Chicago Sun-Times a curiosa história de Lyuba.

De acordo com ele, Lyuba foi avistada por Yuri Khudy, um morador da Sibéria que voltava para casa em um trenó puxado por renas.

Grishin viajou de trenó, a pé e de helicóptero para avisar aos responsáveis pelo Shemanovskiy que havia encontrado o fóssil. Como agradecimento, o museu deixou que Khudy escolhesse o nome do mamute, que acabou batizado de Lyuba, em homenagem a sua mulher.


Fonte: Época

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...