quarta-feira, 17 de março de 2010

O anfíbio que apareceu com a mudança climática há 300 milhões de anos




A mudança climática que ocorreu há 300 milhões de anos favoreceu o surgimento e a expansão de um anfíbio carnívoro terrestre nomeado "Fedexia striegeli", de acordo com a pesquisa publicada esta semana pela
'Annals of Carnegie Museum'.

O animal foi descoberto na Pensilvânia (E.U.A.) e faz parte de um grupo extinto de anfíbios chamados 'Trematopidae', que habitaram a Terra 70 milhões de anos antes dos primeiros dinossauros.

O 'Fedexia striegeli' é um dos poucos anfíbios relativamente grandes cujas características mostram que eram predominantemente terrestres numa nova era geológica.

Os autores deste estudo ressaltam que o local onde o fóssil foi encontrado é 20 milhões de anos mais velho que outros sítios arqueológicos onde os animais relacionados com o 'Fedexia striegeli' foram encontrados, sugerindo que a expansão e diversificação deste grupo de animais começou antes do que se pensava até agora.


Excelente estado de conservacão



Um grupo de paleontólogos do Museu Carnegie de Historia Natural, encontrou o crânio em 2004, perto do Aeroporto Internacional de Pittsburgh. O fóssil, que mede aproximadamente 12 centímetros, está em condições excelentes, preservado em três dimensões, porque não foi esmagado por rochas, o que é incomum.


Ao contrário de outros anfíbios que mal saíam da água, a nova espécie descoberta, parecida com uma salamandra, passava a maior parte do tempo na terra e se molhava novamente apenas para acasalar e colocar seus ovos. Sua adaptação foi possível graças a uma tendência mundial que progressivamente produziu um clima mais seco e mais quente.

O estudo constatou que há 300 milhões de anos o clima da Terra estava em transição. As grandes geleiras do Pólo Sul produziam mudanças rápidas no clima global, e na zona ocidental que hoje é a Pensilvânia, caiam chuvas torrenciais. Neste contexto, os pântanos começaram a proliferar e, com eles, os anfíbios, que precisam de um habitat úmido para sobreviver.

A água nos pólos congelou gradualmente, de modo que o nível do mar diminuiu. Da mesma forma, grandes regiões da Terra ficaram mais quentes e muitos lagos e pântanos secaram, causando a extinção de numerosas espécies de plantas.

Nessa época os anfíbios tiveram de se adaptar e passar de predominantemente aquáticos a terrestres. A população de vertebrados que já tinha começado a viver nos dois ambientes, entre os quais estavam os parentes do Fedexia striegeli cresceu e se espalhou muito mais rápido do que aqueles que permaneceram dependentes de um habitat frio e úmido.

O grande número de fósseis de anfíbios Trematopidae encontrados, sugere que a mudança climática foi um fator importante na diversificação dos anfíbios terrestres. E o achado do "Fedexia striegeli ' 20 milhões de anos antes é um indicador do que iria acontecer.

Pesquisadores apontam, porém, que estes animais não apareceram de repente. Provavelmente existiram milhões de anos antes, em áreas que os fósseis não foram preservados. Mas a transição para um clima seco e quente causou a dispersão maciça de vertebrados terrestres em áreas costeiras.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: El Mundo



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...