A mudança climática que ocorreu há 300 milhões de anos favoreceu o surgimento e a expansão de um anfíbio carnívoro terrestre nomeado "Fedexia striegeli", de acordo com a pesquisa publicada esta semana pela 'Annals of Carnegie Museum'.
O animal foi descoberto na Pensilvânia (E.U.A.) e faz parte de um grupo extinto de anfíbios chamados 'Trematopidae', que habitaram a Terra 70 milhões de anos antes dos primeiros dinossauros.
O 'Fedexia striegeli' é um dos poucos anfíbios relativamente grandes cujas características mostram que eram predominantemente terrestres numa nova era geológica.
Os autores deste estudo ressaltam que o local onde o fóssil foi encontrado é 20 milhões de anos mais velho que outros sítios arqueológicos onde os animais relacionados com o 'Fedexia striegeli' foram encontrados, sugerindo que a expansão e diversificação deste grupo de animais começou antes do que se pensava até agora.
Excelente estado de conservacão
Ao contrário de outros anfíbios que mal saíam da água, a nova espécie descoberta, parecida com uma salamandra, passava a maior parte do tempo na terra e se molhava novamente apenas para acasalar e colocar seus ovos. Sua adaptação foi possível graças a uma tendência mundial que progressivamente produziu um clima mais seco e mais quente.
O estudo constatou que há 300 milhões de anos o clima da Terra estava em transição. As grandes geleiras do Pólo Sul produziam mudanças rápidas no clima global, e na zona ocidental que hoje é a Pensilvânia, caiam chuvas torrenciais. Neste contexto, os pântanos começaram a proliferar e, com eles, os anfíbios, que precisam de um habitat úmido para sobreviver.
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: El Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário