sábado, 10 de abril de 2010

Nasa faz fotos em alta definição de Marte com ajuda de internautas

Nasa captou imagem da topografia do morro Zephyria Tholus, sugerida pela blogueira Emily Lakdawalla.
Esta imagem é do solo na região de Deuteronilus Mensae
Imagem do solo da cratera Palos
Nasa fez fotos de Marte com base em sugestão de internautas, como deste planalto no norte da região de Utopia Planitia. Fotos: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

As camadas de gelo desta foto revelam oscilações do clima próximo ao Polo Norte de Marte.
A imagem mostra o maior vulcão conhecido no Sistema Solar, no monte Olympus Mons

Esta foto é do planalto escarpado da região de Aureum Chaos, sugerida pelo aposentado James Secosky
Na foto, as dunas nos vales Samara, de Marte


A agência espacial americana Nasa divulgou as primeiras imagens de alta definição de Marte feitas pela câmera mais sofisticada da sua nave que orbita o planeta em locais sugeridos por internautas.

As imagens foram feitas pela "câmera do povo", o apelido dado pela Nasa à câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE).

A interatividade faz parte do projeto HiWish, lançado pela Nasa em janeiro. O projeto permite que internautas façam sugestões de locais diversos no planeta para serem captados com as poderosas lentes do HiRise.

Para escolher os locais, os internautas têm acesso pela internet a mapas de Marte e imagens de baixa definição feitas por outras câmeras da Nasa.

Os cientistas da agência espacial selecionam algumas das sugestões, de acordo com a relevância científica e com a posição da nave. Até o momento, a Nasa já recebeu mais de mil sugestões de internautas.

"Algumas pessoas gostam de trens em miniatura ou de encenações de batalhas da Guerra Civil. O meu negócio é explorar Marte", diz James Secosky, um professor aposentado no Estado de Nova York, que teve uma das suas imagens selecionadas.

A HiRISE é um dos seis instrumentos que está a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, uma nave não-tripulada que orbita o planeta. A câmera é operada por um laboratório da Universidade do Arizona.

Desde 2006, a HiRISE já fez 13 mil imagens de Marte, cobrindo dezenas de quilômetros quadrados. No entanto, apenas 1% da superfície do planeta foi fotografada.


Fonte: BBC


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...