A Nasa, agência espacial americana, divulgou esta semana a imagem de um aglomerado aberto localizado na constelação de Cassiopeia, a cerca de 150 anos-luz da Terra.
O IC 1848 é rodeado por uma nuvem de gás e poeira, com 150 anos-luz de diâmetro, e teria se formado há um milhão de anos a partir do material liberado pela Nebulosa Alma (Soul nébula).
A sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) entrou em operação no dia 14 de janeiro e os cientistas da Nasa já receberam mais de 250 mil imagens, indicou a agência espacial americana em comunicado.
A missão de WISE deverá terminar em outubro deste ano, quando deve acabar o combustível que alimenta seus instrumentos para funcionar.
"Estas fotografias estão demonstrando que a missão secundária da sonda de localizar asteroides, cometas e outros objetos será tão importante como observar todo o céu sob luz infravermelha", acrescentou.
Os quatro detectores infravermelhos a bordo da sonda foram usados para captar a imagem. A cor azul representa a luz infravermelha em comprimentos de ondas de 3,4 e 4,6 mícrons, que é essencialmente a luz das estrelas.
Verde e vermelho representam a luz aos 12 e 22 mícrons, que é essencialmente de emissão da poeira quente.
As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma. São regiões de constante formação estelar.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário