A estratégia já era conhecida em outros animais, mas é a primeira vez detectada em um tubarão. As informações são do Discovery News.
Segundo a reportagem, a invisibilidade funciona da seguinte forma: o "caçador fantasma dos fiordes", como é conhecido, é capaz de emitir luminosidade pela parte inferior de seu corpo.
Como ele habita águas mais escuras, a presa que o vê por baixo confunde a luz do tubarão com a luz que vem de águas superiores, ou seja, a luz do tubarão se ajusta com a luz de cima e sua silhueta desaparece. Como o "caçador fantasma" tem a boca para baixo, a presa nem vê o que a matou.
De acordo com os pesquisadores, o animal ainda é capaz de ajustar sua emissão de luz conforme a luminosidade do ambiente.
Ele utilizaria os olhos e uma glândula no cérebro para realizar esse processo. Julien Claes, que liderou a pesquisa, afirma que cerca de 10% de todos os tubarões - aproximadamente 50 espécies - são capazes de emitir essas luminosidades, mas não se sabe se eles também podem ficar invisíveis para a presa.
Para realizar o estudo, os pesquisadores levaram exemplares de tubarões capturados em Bergen, na Noruega, para a estação Espeland (no mesmo país) e os colocaram em tanques de água fria e escura, reproduzindo seu habitat natural.
Eles simularam condições de iluminação - repetidas dias após o primeiro experimento - e notaram a capacidade dos animais de reproduzir essas condições.
Fonte: JB Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário