terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dinossauro da Romênia era primo baixinho e troncudo do velociraptor


Um novo tipo de dinossauro --parecido com o temido velociraptor, mas com duas garras afiadas em cada pata-- foi descoberto por cientistas americanos e romenos.

Batizado de "Balaur bondoc", que significa "dragão atarracado", o bicho foi descoberto na Romênia pelo geólogo Matyas Vremir, da Sociedade do Museu da Transilvânia.

"Balaur pode ter sido um dos maiores predadores em seu ecossistema", afirmou o coautor do trabalho, Zoltan Csiki, da Universidade de Bucareste (Romênia), que percebeu que o nível do mar mais elevado tornava a região um arquipélago naquela época.

Csiki disse que, embora Balaur seja bastante incomum, ele é um parente próximo de animais como o velociraptor e dos dinossauros de penas da China.

Os pesquisadores afirmaram que os fósseis mostram um animal entre 1,80 m e 2,10 m de comprimento, mais corpulento do que velociraptores de tamanho semelhante que viviam em outras partes do globo.

"Embora nós esperássemos que houvesse animais carnívoros nessas faunas, encontrar algo tão incomum como Balaur é emocionante", afirmou o coautor da descoberta, Mark Norell, do Museu Americano de História Natural de Nova York.

Matthew T. Carrano, curador da parte de dinossauros do Museu de História Nacional de Washington, concorda que a descoberta é "definitivamente algo novo".

"É uma dessas coisas bizarras que continuam nos lembrando de que nós não devemos achar que já encontramos tudo o que há para ser encontrado", afirmou Carrano, que não fez parte da equipe da pesquisa.

Na mesma região, pesquisadores também descobriram fósseis de dinossauros de bico-de-pato e de dinossauros-anões herbívoros --que tinham o tamanho de vacas.

O fóssil é um esqueleto parcial, que inclui perna, quadril, coluna vertebral, braços, mão, costela e ossos do rabo.

O Balaur tinha um dedão com um uma grande garra que podia ser estendida, presumivelmente usada para retalhar suas presas, além de uma outra garra comprida no outro dedo do pé, que era curto e encorpado.



A bacia tem áreas enormes de fixação do músculo, indicando que ele era adaptado para força e não velocidade.

A mão do dinossauro era atrofiada e alguns de seus ossos se fundiam, características que podem ter dificultado sua capacidade de segurar.

Stephen Brusatte, estudante de pós-graduação da Universidade Columbia, que é associada ao Museu Americano de História Natural, disse: "Comparado com o Velociraptor, Balaur era provavelmente mais um kickboxer do que um velocista e poderia ter sido capaz de derrubar os animais maiores do que ele, como muitos carnívoros fazem hoje".

Norell disse que é difícil determinar como o animal caçava ou o que ele comia. Ele observou, no entanto, que Balaur tinha músculos pélvicos muito fortes, que podem tê-lo ajudado a ter mais força.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...