quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Canibais comiam companheiros por nutrientes extras


Os primeiros canibais existentes comiam uns aos outros dentro de sua própria comunidade e de comunidades rivais para satisfazer a necessidade de nutrientes, diz estudo de equipe da Universidade de Rovira e Virgili, na Espanha.

A pesquisa se baseia na análise de restos de canibais de um milhão de anos atrás. As informações são do site da Discovery News.

A descoberta de que os humanos serviam como comida acaba com a possibilidade de que o canibalismo fosse apenas um ritual.

No caso da alimentação em busca de nutrientes, o que reforça a ideia é que havia outras comidas disponíveis, mas carne humana fazia parte da alimentação completa.

Segundo o líder da equipe de pesquisa, Eudald Carbonell, professor da universidade, em entrevista ao site da Discovery, "essa prática era realizada pelos antecessores do homem que habitaram a Europa há um milhão de anos".

No estudo, foram analisados restos de comida, ferramentas de pedra e outros objetos encontrados em uma caverna chamada Gran Dolina, na cidade de Burgos, na Espanha. Dentre os restos de ossos de animais encontrados, estavam ossos humanos.

As marcas nos ossos mostraram que o modo como o canibal consumiu o corpo é o mesmo da preparação de alimentos, incluindo desmembramento, por exemplo, que foi usado na antiguidade para obter o máximo possível de nutrientes.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...