O Instituto de Preservação do Bolikhamxay, no Laos, divulgou na quinta-feira imagens de um raríssimo saola conhecido popularmente como unicórnio apesar de ter dois chifres.
O nome popular se deve ao fato de que ele é tão difícil de ser visto que é quase uma lenda. O animal nunca foi visto ao vivo por especialistas em conservação da natureza e o último avistamento confirmado foi realizado graças a armadilhas fotográficas em 1999.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o animal enfraqueceu devido ao período em cativeiro e morreu pouco após a chegada de uma equipe internacional de biólogos.
Biólogos afirmam que o saola é semelhante ao antílope da África do Norte, mas é mais próximo geneticamente do gado selvagem.
O animal consta na lista dos criticamente ameaçados de extinção no mundo e cientistas calculam que existam apenas poucas centenas na natureza.
Como não exisste nenhum indivíduo da espécie em jardins zoológicos pelo mundo, quase nada se sabe sobre como mantê-los em cativeiro.
Segundo os pesquisadores, se a espécie desaparecer da natureza, eles serão definitivamente extintos.
O animal foi encontrado e capturado por moradores da província de Bolikhamxay, no centro do país, no final de agosto.
O governo do Laos divulgou a captura e causou interesse de organizações como a IUCN e Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (WCS, também na sigla em inglês).
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário