segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Capturado na Nicarágua um lagarto de 3 metros que saiu de lagoa que transbordou




A Polícia e os bombeiros da Nicarágua capturam um lagarto de 3 metros que estava à solta em uma comunidade perto de uma lagoa de Manágua, que foi inundada pelas fortes chuvas dos últimos meses.

Moradores da comunidade de Miraflores, onde o incidente ocorreu na terça-feira (12), disseram que o réptil saiu da lagoa Xiloá -16 km a noroeste da capital da Nicarágua, nas margens da qual funciona um complexo turístico.

Um taxista foi quem avistou o réptil quando passava de carro pela antiga casa pousada do italiano Alberto Boschi, e chamou as autoridades policiais de Ciudad Sandino e os bombeiros que foram ao local e passaram mais de uma hora trabalhando para amarrar o perigoso animal.

Moradores e proprietários de bares, restaurantes e hotéis que operam na região pediram ajuda às autoridades por medo de serem atacados pelos lagartos.

"É melhor matá-los antes que eles acabem com a gente", afirmou Rosa Mendoza, que vive na área.



Miguel Gutiérrez é um dos muitos comerciantes da lagoa de Xiloá. Pablo Avellán / END



Miguel Gutiérrez, conhecido popularmente como "El Primo", que tem um bar há mais de 20 anos, teme que um dia os répteis possam atacar os visitantes.

O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais informou que está tentando localizar e capturar os lagartos que presumivelmente saem de alguns lagos e pediram às pessoas para não maltratar ou matar, mas para alertar as autoridades.

Os répteis em geral, deixam seu habitat devido ao transbordamento dos rios e lagos. Um fenômeno similar foi observado em 1998, após a passagem do furacão Mitch que devastou a Nicarágua e Honduras.


Tradução: Carlos de Castro



Fonte: El Nuevo Diário


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...