quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Listra escura que havia "desaparecido" de Júpiter deve voltar


Novas imagens obtidas pela Nasa (agência espacial americana) mostram que uma das faixas de Júpiter, que havia "desaparecido" na última primavera, começa a mostrar sinais de um retorno.

As novas observações vão ajudar os cientistas a compreender melhor a interação entre os ventos de Júpiter e da química das nuvens.


No início deste ano, astrônomos amadores notaram que uma longa listra marrom-escura, conhecida como Cinturão Equatorial Sul, ao sul do equador de Júpiter, virou branco.

Porém, no início de novembro, o astrônomo amador Christopher Go, das Filipinas, viu um ponto extraordinariamente brilhante na área branca do que já foi a linha escura.

O fenômeno despertou o interesse de cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, na Califórnia.

Após observações de acompanhamento no Havaí, os cientistas agora acreditam que a listra escura está prestes a retornar.

A plataforma da nuvem branca que parecia cobrir a listra é composta de gelo de amônia branco. Quando as nuvens brancas flutuam em uma altitude maior, elas obscurecem o material marrom, que flutua em uma menor altitude.

Essa mudança extrema na aparência do planeta, que acontece de tempos em tempos, só tem sido vista com o Cinturão Equatorial Sul, tornando-o único com Júpiter e todo o sistema solar.


Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...