Na véspera do Ano-Novo, a morte de milhares de pássaros no estado americano de Arkansas intrigou cientistas e a população local.
Segundo especialistas, a causa das mortes não foi nenhuma praga ou problema de saúde dos animais, mas sim os fogos de artifício e o barulho que eles produziram.
A polícia ambiental do Arkansas começou a receber ligações informando a queda de pássaros a partir das 23h30 do dia 31 de dezembro.
Estima-se que mais de 5 mil pássaros-preto-da-asa-vermelha (Agelaius phoeniceus), estorninhos-comum (Sturnus vulgaris), Quiscalus quiscula e Molothrus ater tenham morrido até a meia-noite.
Uma pesquisa da National Wildlife Health Center aponta que a morte dos animais foi causada por traumas físicos.
Em entrevista à National Geographic News, a ornitologista do Arkansas Game and Fish Commission, Karen Rowe, afirmou que os animais colidiram com carros, árvores, prédios e outros objetos fixos.
Rowe afirmou ainda que os fogos de artifício obrigaram os pássaros a voarem mais baixo que o normal, na altura das árvores, mas esses animais não tem uma boa visão noturna e nem costumam voar durante a madrugada, o que resultou nas várias batidas.
Frequentemente, pássaros e aves colidem com estruturas altas, principalmente prédios acesos durante a noite.
Esses animais costumam se guiar pelas estrelas, mas as luzes dos arranha-céus confundem sua visão, resultando em várias mortes diariamente.
Outros pontos dos Estados Unidos, como os estados da Luisiana e de Maryland, também registraram a morte de pássaros e peixes, mas os cientistas disseram que o frio e outras causas naturais foram os motivos destas mortes.
No Brasil também houve alguns registros de mortes de pássaros durante as comemorações da entrada do ano.
Fonte: National Geographic
Nenhum comentário:
Postar um comentário