A Nasa divulgou imagem da missão Wise (Wide-field Infrared Survey Explorer) da estrela gigante e quente chamada Zeta Ophiuchi que viaja pelo espaço com super velocidade criando uma grande nuvem de poeira e gás a sua frente.
Os astrônomos acreditam que a Zeta Ophiuchi, que tem massa 20 vezes maior que o Sol, orbitava uma estrela ainda maior.
O sistema binário estelar teria terminado com a estrela maior explodindo em uma supernova, o que teria lançado a Zeta como uma bala pelo espaço, a uma velocidade de 24 quilômetros por segundo.
O vento produzido pela estrela é poderoso e empurra poeira e gás formando uma onda de choque, abrindo caminho para a passagem da estrela.
O efeito é semelhante ao que acontece quando um barco em alta velocidade anda na água, empurrando uma onda em sua frente.
A grande quantidade de radiação ultravioleta emitida pela estrela faz com que a poeira a sua volta esquente e fique mais brilhante.
A Zeta Ophiuchi é 65 mil vezes mais brilhante que o Sol, mas está cercada por muita poeira, senão seria uma das estrelas azuis mais brilhantes do céu.
Como toda estrela com grande massa, ela deve existir por pouco tempo. Estima-se que já tenha passado por metade dos poucos 8 milhões de anos de vida.
Para se ter uma ideia, o Sol está na metade de sua vida de 10 bilhões de anos, mas ao contrário da Zeta, que deve terminar seus dias em uma explosão de supernova, o Sol deve se tornar uma pequena anã branca (devido a seu tamanho).
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário