Soa como se fosse um míssil guiado, mas as raposas parecem que utilizam o campo magnético ao norte da Terra para localizar suas presas. Com esse sistema de localização, eles seriam os primeiros animais a julgar a distância, e não apenas a direção, de sua comida.
O pesquisador Hynek Burda, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, notou que as raposas da República Tcheca sempre pulam sobre suas presas seguindo a direção nordeste.
De acordo com as observações coletadas, quando as raposas viam as presas, pulavam em qualquer direção ao atacá-las --elas costumam pular momentos antes do bote.
Já quando não visualizavam as presas, pulavam no sentido nordeste --72% das ocorrências registradas.
Em análise conjunta, Burda e John Phillips, do Instituto Politécnico do Estado da Virgínia (Virginia Tech), acham que a raposa caça melhor se dá saltos que tenham a mesma distância.
Burda especula que o animal enxerga um anel de sombra pela sua retina, que fica mais escuro quando voltado para o campo magnético do norte.
A raposa então se moveria para frente até que essas sombras se alinhassem com a origem dos sons emitidos pela presa, identificando assim a exata distância onde a sua caça estivesse parada.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário