segunda-feira, 14 de março de 2011

Uruguai: OVNI de Salto era "lixo espacial"


"Uma frota luminosa", assim foi descrito por algumas testemunhas. A foto foi publicada pelo jornal El Pueblo de Salto, onde trabalha o repórter que a fotografou. O mistério foi revelado pela Força Aérea, era "lixo espacial" de um foguete dos EUA.

"Restos de um estágio de um foguete Delta II, lançado em 2003 de Cabo Canaveral." Esta é a explicação dada pela Força Aérea Uruguaia após uma rápida investigação do fenômeno.

A foto do objeto voador não identificado tirada na quarta-feira, aproximadamente as 23 horas na área de Zanja Honda pelo repórter fotográfico, foi objeto de estudo da Comisión Receptora e Investigadora de Denuncias de Objetos Voladores No Identificados (Cridovni). Também foi entrevistado o autor da foto, Luis Massarino.

Mas a chave foi a informação da NASA: o relato do avistamento coincide com os dados oficiais da Nasa, que naquele dia, naquela hora, e naquela latitude e altitude era esperada a reentrada de partes de um foguete Delta II, lançado há oito anos.

Massarino, ligado ao jornal El Pueblo, cujas fotos na ocasião também foram publicados no El País, obteve as fotos por acaso: pescava a noite em Zanja Honda, localizada a 50 km ao norte da cidade de Salto. Só conseguiu disparar a câmera uma vez para captar o movimento estranho de uma "frota luminosa", que ia de oeste para leste.

"Éramos cinco pessoas no acampamento, quando de repente o dono do campo, e imediatamente um dos meus filhos, olhando para o céu, gritou que observava essas luzes. Olhei para cima e vi, o que pareciam vagões de um trem com luzes de cor violeta intensas, então corri para a caminhonete para pegar a câmera e documentar essa imagem", disse Massarino ao El País.

Ele observou que na escuridão não percebeu que o equipamento estava no automático, e não conseguiu fazer o foco. "Quando percebi, rapidamente passei para o manual 3.200 asas, mas perdi muito tempo. Eu pude tirar apenas uma foto, que eu acho, foi no momento certo, porque eu realmente fiquei surpreso", disse.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: El País/El Pueblo de Salto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...