segunda-feira, 4 de abril de 2011

Censo nas ilhas Canárias resulta na descoberta de 20 espécies marinhas

Grupo de peixes verdes "Thalassoma pavo"


Um censo para catalogar a biodiversidade nas ilhas Canárias, na Espanha, levou à descoberta de 20 novas espécies, anunciou em Madri na sexta-feira a organização internacional Oceana, que se dedica à proteção e conservação dos oceanos.

Além das formas de vida inéditas --esponjas do mar, corais, ostras gigantes, peixes exóticos e arraias dadas como extintas, entre outras--, 500 espécies foram identificadas durante a expedição com duração de dois meses, realizada em 2009.


Caracol pirâmide gigante ("Pyramidella dolabrata")

Grupo de sardinhas "Pomadasys incisus"

Peixe armado africano ("Peristedion cataphractum")

Peixe Pedra
Fula Negra

Para proteger essa rica variedade, a Oceana também apresentou em Madri um documento com 42 medidas de proteção aos 74.000 quilômetros quadrados que formam as reservas marinhas existentes nas ilhas Canárias.

Hoje, apenas 0,15% do bioma marinho está protegido, mas pelo estudo proposto pela organização de preservação, esse número poderia subir para 15%.

Um programa de proteção, a Red Natura 2000, está em vigor na região, mas a Comissão Europeia já indicou que ele é insuficiente para assegurar a existência das espécies, visto que a exploração pesqueira, a aquicultura e a infraestrutura costeira as colocam em risco


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...