Um manifestante carregando a bandeira nacional caminha em frente do parlamento do Quirguistão vandalizado durante a revolta do ano passado. Foto: Sergei Grits / AP
O turbulento país da Ásia central fez uma oferta tradicional de sangue para expulsar os maus espíritos do edifício do parlamento.
Deputados no Quirguistão sacrificaram sete ovelhas no que eles chamam de uma tentativa de expulsar os maus espíritos do edificio do Parlamento, danificado em distúrbios na primavera passada e que tem sido palco de confrontos entre facções rivais.
O porta-voz da assembléia, Shairbek Mamatoktorov disse que quase todos os deputados estiveram na cerimônia tradicional na manhã desta quinta-feira e que também foram oferecidas orações para aqueles que morreram na revolta que derrubou o presidente Kurmanbek Bakiyev há um ano.
Ele disse que a carne dos animais abatidos será enviada para lares de idosos e orfanatos. O atual edifício do parlamento foi a sede do governo até o ano passado, quando foi saqueado após a queda de Bakiyev.
Ele também foi danificado em 2005, quando o presidente Askar Akayev foi derrubado na Revolução das Tulipas.
O sacrifício de animais são comuns nos países da Ásia central muçulmana, mas nem todos os políticos apoiaram a cerimônia de degola.
Ondorush Toktonasyrov, líder dos protestos contra Bakiyev, disse à Reuters que "é um sinal de mentalidade atrasada".
"Os deputados não têm nenhuma idéia sobre a cultura parlamentar", disse. "Este é um edifício oficial em que o presidente trabalha, e abatem carneiros no parlamento!"
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: NYTimes/ Guardian
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: NYTimes/ Guardian
Nenhum comentário:
Postar um comentário