segunda-feira, 2 de maio de 2011

Museu inglês receberá tesouro de 160 kg de moedas romanas

Tesouro inclui moedas com a face de Carausius, que se proclamou imperador da Grã-Bretanha

Maior conjunto de moedas antigas já encontrado em um só recipiente, tesouro contém peças de prata cunhadas por imperador.

Cinquenta mil moedas que foram encontradas num campo de Somerset, na Inglaterra, em 2010, são o maior tesouro de moedas descoberto num mesmo recipiente – e o segundo maior tesouro de moedas antigas já descoberto na Grã-Bretanha, de acordo com o Museu Britânico.

As moedas, juntamente com joias recém-descobertas da Idade do Ferro – ambos tesouros encontrados por caçadores amadores de relíquias – serão compradas por museus, graças a uma série de doações e dotações, anunciaram autoridades recentemente. As moedas irão para o Museu de Somerset, que as terá em exibição assim que reabrir, em meados do ano.

O lote, a maior parte do qual foi limpo e restaurado, contém quase 800 moedas cunhadas por Carausius, um general romano que se declarou imperador da Grã-Bretanha no ano 286 e governou por sete anos, antes de ser assassinado pelo tesoureiro.

Nesses sete anos, Carausius expandiu seu império, em parte, por meio de propaganda – por exemplo, emitindo moedas de prata de alta qualidade com sua cara.

O tesouro também contém moedas mostrando os fundadores míticos de Roma, Rômulo e Remo, mamando numa loba, uma cena nunca antes encontrada em moedas de Carausius. Ele pode tê-la para associar sua imagem à do Império Romano legítimo.

“Ele era um grande propagandista”, disse o arqueólogo Sam Moorhead, do Museu Britânico. “ele fundamentalmente introduziu as moedas assim que chegou ao trono”.

As moedas do imperador temporário são as mais recentes do tesouro, o que sugere que o conjunto data de não antes que 293, já que Carausius foi morto nesse ano.

A descoberta também muda a forma como arqueólogos encaram esses tesouros. Costuma-se supor que moedas enterradas fossem tesouros escondidos temporariamente, por proprietários temerosos com invasões.

Mas este tesouro – pesando 160 kg e concentrado num único pote de cerâmica – jamais poderia ter sido levado, de uma vez só, para seu esconderijo, dizem arqueólogos.

Em vez disso, ele era provavelmente uma oferenda ritual – um hábito britânico que precede a chegada dos romanos. Sepultamentos de moedas eram mais comuns na Grã-Bretanha do que em outras áreas romanas, disseram Moorhead e colegas.

O tesouro foi descoberto por um entusiasta dos detectores de metais, Dave Crisp, que estavam vasculhando uma área rural, com autorização do dono. Sob a lei britânica, o valor de qualquer tesouro encontrado em terra particular é dividido entre o dono da área e o descobridor.


Fonte: IG

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...