sexta-feira, 24 de junho de 2011

Flórida tem osso de 13 mil anos com desenho esculpido

Foto do Instituto Smithsonian, nos EUA, mostra imagem de mamute ou mastodonte encontrada em praia da Flórida


O fragmento de um osso com pelo menos 13 mil anos de idade, adornado com o desenho do que parece ser um mamute ou um mastodonte, é o primeiro a ser descoberto nos Estados Unidos.

Mais conhecidas, as pinturas pré-históricas anteriores que foram encontradas no país estavam no Texas, mas eram bem mais novas, com data de 4.000 anos, do que o osso adornado.

O fragmento estava escondido na praia Vero, na Flórida. O local fica perto de um sítio, o Old Vero Site, e passou por uma escavação entre 1913 e 1916. Dessa empreitada, surgiram ossos humanos e de animais da Idade do Gelo.

O caçador de fóssil James Kennedy descobriu o osso adornado por volta de 2006 e 2007, mas só percebeu o desenho em 2009. A partir desse ano, deu-se início ao processo de confirmação de sua autenticidade.

A pesquisadora Barbara Purdy, autora do estudo publicado nesta quarta-feira no "Journal of Archaeological Science" e que pertence à Universidade da Flórida, afirmou que a peça passou exaustivamente pela análise de vários especialistas.

O motivo: garantir que o osso adornado não é uma fraude que imita a arte pré-histórica.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...