Foto do Instituto Smithsonian, nos EUA, mostra imagem de mamute ou mastodonte encontrada em praia da FlóridaO fragmento de um osso com pelo menos 13 mil anos de idade, adornado com o desenho do que parece ser um mamute ou um mastodonte, é o primeiro a ser descoberto nos Estados Unidos.
Mais conhecidas, as pinturas pré-históricas anteriores que foram encontradas no país estavam no Texas, mas eram bem mais novas, com data de 4.000 anos, do que o osso adornado.
O fragmento estava escondido na praia Vero, na Flórida. O local fica perto de um sítio, o Old Vero Site, e passou por uma escavação entre 1913 e 1916. Dessa empreitada, surgiram ossos humanos e de animais da Idade do Gelo.
O caçador de fóssil James Kennedy descobriu o osso adornado por volta de 2006 e 2007, mas só percebeu o desenho em 2009. A partir desse ano, deu-se início ao processo de confirmação de sua autenticidade.
A pesquisadora Barbara Purdy, autora do estudo publicado nesta quarta-feira no "Journal of Archaeological Science" e que pertence à Universidade da Flórida, afirmou que a peça passou exaustivamente pela análise de vários especialistas.
O motivo: garantir que o osso adornado não é uma fraude que imita a arte pré-histórica.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário