segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fósseis de búfalo asiático com 1,5 milhões de anos são encontrados em Granada, Espanha

Fragmento de crânio de búfalo desenterrado em Venta Micena de Orce (Granada)

Achados comprovam que a Península Ibérica não era um Território isolado no Pleistoceno.

Uma equipe de paleontólogos identificou em Venta Micena de Orce (Granada) restos fósseis de um búfalo asiático de 1,5 milhões de anos de antiguidade, o que provaria que a Península Ibérica não era um território isolado para a fauna no Pleistoceno.

Essa é a conclusão do professor Bienvenido Martínez-Navarro, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolucão Social (IPHES), que publicou um artigo sobre este descobrimento no site da prestigiosa revista Quaternary International.

Também assinam o artigo Sérgio Ros-Montoya e Maria Patrocínio Espigares, ambos paleontólogos do Museu de Pré-historia e Paleontologia de Orce, e Paul Palmqvist, catedrático de Paleontologia da Universidade de Málaga.

Os restos deste búfalo pertencem ao gênero Hemibos, antecessores dos búfalos d'agua, cujas fêmeas produzem o leite com que se fabrica a famosa muçarela de búfalo.

O búfalo descoberto em Orce corresponde a uma espécie de tamanho menor que os bisontes, também presentes em Venta Micena, que habitava as zonas arborizadas e que devia pesar entre 350 e 450 quilos.

Em 1990, varias centenas de fósseis de bisontes e de outra espécie então não identificada foram encontrados em Venta Micena, entre eles um fragmento de crânio denominado como VM 9000 que, com uma antiguidade de 1,5-1,6 milhões de anos, apresentava uma anatomia desconhecida entre os bovídeos europeus do quaternário.

Após 20 anos de investigações e muitas viagens para a Europa, África e Ásia para poder estudar e comparar fósseis distintos, a equipe de paleontólogos pode determinar que o crânio pertencia a uma espécie de búfalo denominada Hemibos gracilis, até agora só descoberta na Ásia.

"É uma descoberta espetacular da nossa equipe", destacou Bienvenido Martínez-Navarro, "uma vez que é uma espécie de búfalo, que habitou a bacia de Guadix-Baza durante o Pleistoceno e de que não havia registro no nosso continente".

Esta espécie ou uma muito próxima só foi descrita em 2004 pelo Professor Qui, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim, e colegas.


Tradução: Carlos de Castro



Fonte:
ABC.es

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...