Um gigantesco meteorito de ferro de 30 toneladas foi descoberto na província chinesa de Xinjiang Uygur, no noroeste do país, por uma equipe de cientistas. A rocha procede do exterior do Sistema Solar e é uma das maiores de todo o mundo.
Inclusive poderá superar o atual recorde local de outro meteorito de 28 toneladas encontrado na região em 1898, segundo informou a revista Sky&Telescope.
Além de seu surpreendente tamanho, o objeto pode servir aos estudiosos para determinar a origem de nosso sistema planetário e, por tanto, da própria Terra. Mas a existência da rocha não é recente. Os habitantes do lugar já sabiam dela há décadas.
Segundo a ABC, Sky&Telescope também explicou que o meteorito se encontra encerrado em uma pedra de granito ainda maior, o que pode dar a entender que ambos foram arrastados a sua localização atual há muito tempo pelas geleiras.
Se acredita que a rocha é composta de ferro e níquel e pode ter relação com o meteorito de Armanty, que atualmente ostenta o título de peso pesado da área. Os investigadores realizarão uma série de provas para comprovar se as duas rochas tem alguma relação.
O recorde do Hoba
O recorde de maior meteorito é ostentado pelo Hoba West, de 60 toneladas, descoberto em 1920 na Namíbia. É seguido por outras rochas encontradas na Argentina (37 toneladas) e Groenlândia (quase 31 toneladas).
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: Terra.pe
Nenhum comentário:
Postar um comentário