sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vestígios indígenas na capital paulista

Indígenas percorrendo o mítico caminho do Peabiru



Fonte encontrada em São Paulo pode ser parte do Caminho do Peabiru, lendária rota dos nativos que já existia antes da chegada dos europeus.

Uma antiga fonte, escondida em uma chácara na região do Butantã, em São Paulo, pode transformar o local em Parque Ambiental e Cultural.

O local é uma das nascentes da bacia do Pirajussara, mas alguns pesquisadores vão além e defendem que a fonte faz parte do Caminho do Peabiru, uma enigmática rota indígena que já existia antes da chegada dos europeus à América do Sul.


O caminho cruzava o continente ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, estendendo-se do Peru ao sul do Brasil.

Essa rota teria sido apresentada ao português Aleixo Garcia no começo do século XVI. Posteriormente, bandeirantes e tropeiros seguiram a mesma trilha.


Historiadores, pesquisadores e moradores do Morro do Querosene, bairro onde se localiza a Chácara da Fonte, estão mobilizados para encontrar documentos, registros e mapas históricos que comprovem a importância da fonte do Peabiru.

Enquanto isso, no final de abril, o vereador Chico Macena (PT) encaminhou à Câmara um projeto de lei (00184/2011) que propõe a criação do Parque Ambiental e Cultural Chácara da Fonte.

A proposta tem o objetivo de contribuir para a preservação do terreno e de sua fonte histórica, que fica em uma propriedade privada.



Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...