Foto: La Nácion
Após uma série de terremotos moderados que assolaram o país, moradores que vivem em torno do rio Guacalito na Costa Rica descobriram que ele tinha desaparecido.
O site Earthquake-report.com relatou que em algum momento após os terremotos, as pessoas que vivem perto do rio, que fica perto de Armenia de Upala, descobriram que o rio estava seco.
Não ficou imediatamente claro se as águas do rio tinham desaparecido devido à uma fenda, que ocorre após os terremotos, ou se o tremor de terra represou e secou o rio perto do vulcão Miravalles.
Os tremores se centraram próximo da fronteira da Nicarágua com a Costa Rica na vizinhança do vulcão Miravalles. Como um corpo inteiro de água desaparece? Estranho, mas verdadeiro, e esta não é a primeira vez que este evento ímpar acontece.
Em 2010, o Rio Iska na Eslovênia desapareceu durante a noite. Na manhã seguinte, o rio estava seco e seu leito estava cheio de peixes e outras criaturas.
Se acredita que as águas do rio tenham sido drenadas através de uma grande fenda em um leito subterrâneo.
Este desaparecimento não está relacionado a atividade sísmica. Mais recentemente - com exceção do rio desaparecido na Costa Rica - um reservatório inteiro em Huntsbury, Nova Zelândia, preenchido com 36 milhões de litros de água, desapareceu após um terremoto de magnitude 6.3.
A água do reservatório desapareceu após o terremoto em Christchurch no dia 22 de fevereiro. Um corpo de água desaparecer, não é incomum, nem é inédito um terremoto mudar o formato de corpos de água.
Houve também numerosos exemplos de atividade sísmica criando novos corpos de água. Em 1959, o maior terremoto que atingiu Montana - um tremor de magnitude 7,3 - causou um deslizamento de terra que represou o Rio Madison criando assim um novo corpo de água que se tornou o "Lago Quake".
O histórico terremoto de New Madrid no centro dos Estados Unidos criou um lago no noroeste do Tennessee em 1812.
O Lago Reelfoot foi formado durante o terremoto de 7 de fevereiro de 1812, que se estima tenha sido de pelo menos 7.0 em magnitude ou superior, um dos vários que atingiram a região durante o inverno de 1811 e 1812.
Tradução: Carlos de Castro
Fonte: Yahoo News
Nenhum comentário:
Postar um comentário