terça-feira, 27 de setembro de 2011

Restos de satélite são suspeitos de causar explosão na Argentina


Uma misteriosa explosão na última segunda-feira (26) causou a morte de uma mulher peruana e feriu outras oito pessoas, além de destruir duas casas e três carros nos arredores de Buenos Aires, levantando suspeitas sobre ser os restos do satélite da Nasa (agência espacial americana) que caiu na terra no sábado e não foram encontrados os destroços.

As autoridades investigam a possibilidade enquanto um porta-voz da Nasa, consultado na segunda-feira pela Efe, descartou que a explosão tenha sido provocada pelo satélite UARS, já que segundo seus cálculos quase todos os restos do engenho afundaram no Oceano Pacífico neste sábado em áreas do noroeste da América do Norte.

"A probabilidade que seja um meteorito é baixa, mas existe", disse à televisão local a diretora do Planetário de Buenos Aires, Lucía Sendón.

"A maior parte (dos meteoritos) cai em outros lugares da superfície do planeta, que tem três quartos cobertos por água, ou em áreas desabitadas que facilitam a entrada de corpos (espaciais), ao contrário das cidades onde há muitas partículas em suspensão", explicou a especialista.

Segundo Lucía, é necessário uma evidência física entre os escombros para que se determine o que aconteceu.

A especialista também ressaltou a possibilidade da explosão ter sido causada por um dos muitos corpos espaciais que entram na atmosfera, como asteróides e minicometas.

Uma outra hipótese levantada pelos peritos foi um vazamento de gás. "Encontramos no lugar um bujão de gás de 45 quilos, encanamento de gás e um forno de pizza destruído", disse Guillermo Pérez, chefe dos Bombeiros de Esteban Echeverría.

A vítima fatal foi identificada como a peruana Silvia Espinoza, de 43 anos, que visitava parentes que residiam em uma das casas destruídas pela explosão. Os feridos, a maioria deles com queimaduras, foram transferidos para um hospital próximo e dois já receberam alta.


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...