quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Oferenda original encontrada na pirâmide de Teotihuacan



Nesta última terça-feira, arqueólogos anunciaram que escavaram até o núcleo da pirâmide mais alta do México e encontraram o que parece ser a oferenda cerimonial original colocada no local da Pirâmide do Sol antes do início da construção.

As oferendas encontradas na base da pirâmide no local das ruínas de Teotihuacan, ao norte da Cidade do México, incluem uma máscara de pedra verde serpentina entalhada de uma maneira tão detalhada e delicada, que os arqueólogos acreditam que possa ser um retrato.

A descoberta também inclui 11 potes cerimoniais de argila dedicados a um deus da chuva similar a Tlatoc, que ainda era venerado na região 1.500 anos mais tarde, de acordo com a declaração do Instituto Nacional de Antropologia e História, ou INAH.

As oferendas (incluindo ossos de águias alimentadas com coelhos, além de felinos e caninos que não foram identificados) foram colocadas em um tipo de base de entulhos onde o templo foi erguido em aproximadamente 50 D.C.

“Sabemos que isso era depositado como parte de um ritual de consagração para a construção da Pirâmide do Sol”, disse o arqueólogo do INAH, Enrique Perez Cortes.

Especialistas seguiram um túnel antigo escavado por pesquisadores ao longo da pirâmide nos anos de 1930, que se aproximou muito do centro, e, então, escavaram pequenas extensões e túneis exploratórios a partir dele.

Suas descobertas apontam para os primórdios da ainda muito misteriosa cultura de Teotihuacan.

Os vestígios das três estruturas anteriores à pirâmide foram encontrados enterrados na base. Os arqueólogos sabem que o significado cerimonial do local, talvez como um “elo” com o mundo sobrenatural, é anterior às pirâmides.

Eles também encontraram sete locais de enterro, alguns deles de crianças.

Susan Gillespie, professora-assistente de antropologia na Universidade da Flórida, que não estava envolvida no projeto, disse que a descoberta é “excitante e importante, embora eu não diria que seja inesperada”, já que oferendas dedicadas eram normalmente colocadas em pirâmides mesoamericanas.

“É empolgante que o que parece ser o esconderijo da fundação original do que seria a maior (em altura) pirâmide do México (e uma das maiores do mundo) tenha sido finalmente descoberto, após vários esforços dedicados a sua localização”, escreveu Gillespie por e-mail.

Ela disse que a descoberta fornece um quadro melhor da continuidade das práticas religiosas durante a longa história do povo Teotihuacan.

Alguns dos mesmos temas encontrados na oferenda se repetem em murais antigos pintados nas paredes da cidade séculos depois.

George Cowgill, da Arizona State University, disse que a descoberta é “muito interessante” e sugeriu que as oferendas a Tlatoc podem engrossar o debate sobre a associação da pirâmide ao sol, ao mundo sobrenatural ou a Tlatoc, que também era considerado um deus da guerra.

“A descoberta dos restos de sete pessoas sugere que provavelmente foram vítimas de um sacrifício, juntamente com várias espécies de animais selvagens”, escreveu Cowgill.

A cidade foi descoberta há aproximadamente 2.500 anos e teve uma influência dominante sobre a arquitetura, o comércio e a cultura em muitas regiões do México antigo.

Mas a identidade de seus governantes continua um mistério, e a cidade foi abandonada na época da chegada dos astecas, nos anos de 1.300, que a chamaram de Teotihuacan, que significa “o lugar onde homens se tornam deuses”.


Fonte: Intcon

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...