segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um em cada cinco suecos acredita em fantasmas

Cena do filme "Os Fantasmas se Divertem"


De acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisas Sifo a pedido do jornal Svenska Dagbladet (SVD), 21 por cento dos entrevistados disseram acreditar que as pessoas se tornam fantasmas depois que morrem.


Especialistas em religião dizem que a Suécia está no meio de um "renascimento" sobrenatural.

A pesquisa também descobriu que 20 por cento dos entrevistados disseram que haviam estado em contato com, ou sentiram a presença de alguém que havia morrido.

Mais mulheres do que homens disseram que haviam tido tais experiências - 20 por cento em comparação com 11 por cento.

Além disso, pessoas com mais de 65 anos são as menos propensas a acreditar em fantasmas, apenas 13 por cento acreditam que os mortos podem se levantar da sepultura.

Liselotte Frisk, uma professora de estudos religiosos da Universidade Dalarna, na região central da Suécia, disse que o país está no meio de um "renascimento" do fenômeno sobrenatural.

"Muitos programas de televisão abordam o sobrenatural e reforçam as crenças que existem em nossa cultura.Há também menos pessoas participando de rituais, tais como sermões, o que cria um espaço que permite que estas noções se firmem ", disse ela ao SVD.

A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas em janeiro.

Em um estudo semelhante, realizado em 1998 pela Sifo, 17 por cento disseram acreditar que os mortos se tornavam fantasmas.



Tradução: Carlos de Castro



Fonte: The Local

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...