quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Zimbábue: Funcionários de barragem fogem com medo de sereias


As sereias tornaram-se num assunto de Estado no Zimbábue. Isto porque, na semana passada, o ministro dos Recursos Hídricos do país, Sam Sipepa Nkomo, disse, perante um comitê do Senado, que sereias andavam a perseguir trabalhadores das barragens de Mutare, Manicaland e Gokwe.

No mesmo encontro em que levantou o problema, Nkomo sugeriu uma solução. Para acalmar o espírito das sereias, ele contratou chefes tribais que iriam realizar rituais especiais.

Até porque os trabalhadores dessas regiões estavam com tanto medo que tinham abandonado o projeto.

Boa parte da população rural do Zimbábue acredita em seres sobrenaturais. Histórias de sereias são contadas há centenas de anos. Dizem que elas capturam homens e levam-nos para dentro do rio, de onde eles nunca mais conseguem escapar.

Segundo o ministro, alguns trabalhadores já desapareceram, enquanto outros estão a ser perseguidos.

A proposta de Nkomo encontrou apoio no ministro do Desenvolvimento Rural e Urbano, Ignatius Chombo, que pediu uma solução urgente por parte dos líderes tribais.

A bruxaria faz parte da cultura do Zimbábue e é tão difundida que chega a ser protegida por lei.

Claro que há outras explicações para as bruxarias. O próprio ministro Nkomo disse que a pressão da água nessas barragens é muito alta e pode causar uma movimentação estranha das correntes e ilusões de ótica.



Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...