quarta-feira, 30 de maio de 2012

Uma das maiores civilizações do mundo foi extinta por mudanças climáticas





As mudanças climáticas provocaram o colapso de uma civilização hindu antiga com mais de 5.200 anos, é o que afirmam os arqueólogos.

Uma das maiores civilizações que já existiram, mas pouquíssimo conhecida, foi uma das primeiras culturas urbanas, assim como o Egito e a Mesopotâmia.

O império se estendia ao longo de mais de um milhão de quilômetros quadrados através das planícies do rio Indo do Mar da Arábia, atravessando o Ganges, sobre o que hoje é o Paquistão, no noroeste da Índia e o leste do Afeganistão.

Agora, pela primeira vez, os cientistas acreditam ter descoberto que mudanças climáticas foi o ingrediente-chave no colapso da civilização. O estudo também resolve um debate de longa data sobre a origem e o destino de Sarasvati, a deusa da hindu da sabedoria, representada por um rio.

Dr. Liviu Giosan, geólogo do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) e principal autor do estudo, disse: “Nós reconstruímos a paisagem dinâmica da planície onde a civilização hindu se desenvolveu há 5.200 anos, construindo cidades, desintegrando-se lentamente há 3.000 anos”.

Os Harappanos podem ter representado aproximadamente 10% da população mundial, vivendo ao longo de rios, usando esta localização como forma de subsistência para a fertilidade das terras irrigadas. Apesar da localização nas proximidades de rios, existem vários registros de assentamentos localizados em regiões de vasto deserto.

A civilização que ficou esquecida até a década de 1920, recebeu desde então, uma enxurrada de pesquisas, mostrando ser uma cultura sofisticada com inúmeras rotas comerciais internas e ligações bem estabelecidas com a Mesopotâmia.

Os arqueólogos também descobriram construções de edifícios, sistemas de saneamento, arte e um tipo de escrita que precisa de especialistas para desvendar e decifrar o significado.

Uma equipe internacional de cientistas ficou no local por mais de 5 anos, combinando fotos de satélite e dados topográficos para fazer mapas digitais de relevo.

Dorian Fuller, arqueóloga da University College London, disse: “Uma vez que tivemos essas informações sobre a história geológica, conseguimos reexaminar o que sabemos sobre os assentamentos, o que as pessoas estavam plantando na época, a agricultura e padrões gerais de ocupação”.

A pesquisa elaborou 10 mil anos de informações geológicas. “Os Harappanos eram um povo empreendedor, aproveitando uma janela de oportunidade – uma espécie de civilização prodígio”, disse Dr. Giosan.

Os rios nas proximidades da civilização começaram a secar há 3.900 anos, o que obrigou a população a migrar para o leste, em direção à bacia do Ganges, onde as chuvas eram mais confiáveis.

Esse êxodo provocou mudanças drásticas na civilização, reduzindo a grande nação para pequenas comunidades, não suportando o antigo sistema de grandes cidades.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...