Numa tarde limpa de outubro de 1978, Frederick Valentich desapareceu
em um Cessna 182, quando sobrevoava o Estreito de Bass na Austrália.
Na época do desaparecimento, ele estava narrando para o Controle de
Tráfego Aéreo de Melbourne uma descrição detalhada de um OVNI que estava
voando próximo à sua aeronave.
As autoridades australianas se
recusaram a liberar o texto completo do relatório sobre o incidente, e
foi alegado que o documento havia sido extraviado.
Porém, Keith
Basterfield, um investigador de OVNIs, localizou o relatório nos
arquivos governamentais e agora parte do documento está diponibilizado
ao público. Porém, uma parte dele é ainda mantida em segredo.
Valentich
era uma pessoa muito interessada em OVNIs, e tinha uma coleção de
fotografias de OVNIs com ele no avião quando encontrou o objeto
desconhecido.
No final de 1982, seu pai, Guido Valentich, estava
pedindo às autoridades que liberassem as informações sobre a causa do
alegado acidente.
Em uma nota, no dia 15 de dezembro de 1982, J. C. Sandercock, do Bureau de Investigação de Segurança Aérea comentou que “ele [o pai] queria saber a verdadeira causa do acidente“. Sandercock continuou, “Eu disse a ele que iria pensar no caso e retornar [para dar a resposta]“.
Estes comentários aparecem na página 30 do arquivo online. Na página 32, uma nota manuscrita de Sandercock declara: “Discutida a liberação do A/AISR (Velentich), com A/AISI (Woodward) na condição de ‘need-to-know‘ [liberação de informação somente quando necessária]. Ele concordou que nenhuma liberação seria feito por PRO Vic/Tor, PARA NINGUÉM“.
Mais
tarde, no documento de liberação, o diretor da Autoridade de
Transportes sugere pedir para o Ministério da Defesa para investigar a
possibilidade de que Valentich tenha tido um encontro com um OVNI. Não
há registro nos documentos liberados se tal pedido tenha mesmo sido
considerado.
Porém, a descoberta de partes da aeronave no Estreito
de Bass, cinco anos após o acidente, eliminou por completo as alegações
de que o incidente tenha sido fabricado para fingir o desaparecimento
de Valentich.
Ao decolar, Valentich havia reportado que estava
indo pegar passageiros e carga na Tasmânia, mas não haviam passageiros e
tampouco carga a espera dele lá. Assim, não só seu desparecimento, mas
até mesmo o motivo de seu vôo tornou-se um mistério.
Para acessar os documentos do Arquivo Nacional Australiano click aqui .
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