sexta-feira, 6 de julho de 2012

Médico indiano removeu mais de 172.000 pedras do rim de um paciente





O médico indiano entrou para o Guinness Book of Records, pelo maior número de remoção de pedras de um único rim, de acordo com a NDTV.


Dhanraj Wadile, comerciante de 45 anos da cidade de Dhule em Maharshtra, Índia, começou a sentir uma dor na área do abdômen e percebeu que por 6 meses a dor ficava cada vez maior.

 
A dor atingiu patamares insuportáveis, impedindo-o de comer e trabalhar. Após avaliação médica com o diretor de um instituto de urologia em um hospital privado, Wadile foi encaminhado para outro hospital em busca de investigações mais aprofundadas.

 
Os exames mostraram que Wadile teve um raro problema congênito que acomete poucas pessoas no mundo – uma grande obstrução do segmento ureteral. 
 
 
Neste caso, o rim afetado sofreu grandes problemas durante toda sua vida, impedindo a saída de urina, levando à formação de um gigantesco número de pedras.


Segundo o médico responsável pela cirurgia, o número de pedras foi tão grande que foi necessário um plano detalhado sobre a cirurgia, combinando endoscopia com aberturas segmentadas.

 
Durante a intervenção de 4 horas, uma equipe de cirurgiões liderada por Ashish Patil, removeu de um único rim, inacreditáveis 172.155 pedras, com diâmetro de poucos milímetros a 2,5 centímetros.

 
Para calcular o número de pedras removidas, formadas por oxalato e fosfato de cálcio, foram necessários quase 30 dias para a contagem.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...