segunda-feira, 30 de julho de 2012

Múmia de criança é encontrada em Unaí, Minas Gerais



Desde a década de 70, a região do município de Unaí é estudada pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB). O local possui um sítio arqueológico riquíssimo, que atrai pesquisadores de todo o Brasil e do mundo desde 1950.


Há registros de ocupação na região desde 10.250 a.C., e foi na Gruta de Gentio II em que o habitante mais antigo de Unaí foi encontrado. 
 
 
Em 1987, uma criança embalsamada, com o corpo relativamente conservado, foi encontrada na gruta. Datada de aproximadamente 8.430 a.C., os restos mortais foram encontrados envoltos numa rede de algodão primitiva, com outros objetos.


Não é conhecido muito sobre os povos que habitavam a região de Unaí. Cogita-se que eram tribos próximas aos incas, em busca de melhores condições de clima e de terra para plantio. 
 
 
Essa suposição é embasada pelos teares, ferramentas e máquinas de moagem de grãos que as tribos utilizavam, muito avançadas para a época.


A múmia está hoje no IAB do Rio de Janeiro, e os outros objetos encontrados com o corpo foram para a Universidade Federal do Mato Grosso, responsável pelas primeiras descobertas em Unaí. 
 
 
Segundo a turismóloga da prefeitura, Jordana do Vale, não há previsão nem condições para que esse patrimônio seja abrigado pelo município.
 
 
 

2 comentários:

A de Unaí disse...

Acho que essa múmia seja do património municipal da minha cidade Unaí Minas Gerais se foi encontrada aqui, aqui ficará

Unknown disse...

Também não acho legal uma descoberta de tamanha importância ser retirada do nosso município,acredito que por isso o assunto é pouco conhecido em Unaí perdendo assim parte da nossa história,se a múmia se encontrasse aqui no local de origem com certeza seria uma grande atração é traria turistas a nossa cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...