quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mais guerreiros para Xian


Pesquisadores chineses encontram mais uma centena de estátuas dos famosos soldados de terracota do imperador Qin Shi Huang.


O contingente não para de crescer. O já impressionante exército de soldados de terracota do mausoléu do imperador Qin Shi Huang, em Xian, na China, tem ainda mais guerreiros do que se imaginava. Acabam de ser encontrados mais 110.


Conhecidos como guerreiros de Xian, os 8 mil soldados em tamanho natural foram esculpidos há mais de 2.200 anos para proteger o imperador chinês em seu mausoléu, que se estende por quilômetros, em uma série de túneis e passagens. Os novos soldados foram descobertos em escavações no monte Li, a 30 km da cidade de Xian.


As pesquisas arqueológicas feitas no local são coordenadas por She Maosheng, do Museu de Guerreiros e Cavalos de Terracota Qin Shi Huang. Os novos achados incluem 12 estátuas de cavalos de cerâmica, além de armas e ferramentas. 


Para Maosheng, o mais impressionante das descobertas recentes é seu estado de conservação. As relíquias ainda trazem traços do colorido da pintura original. Os arqueólogos identificaram também a localização de outros 11 guerreiros em local que ainda será escavado.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...