segunda-feira, 18 de março de 2013

Cientistas querem trazer pássaro extinto de volta à vida



Há centenas de anos, o pombo-passageiro era uma das mais abundantes espécies de pássaros da América do Norte. 


E, em meados de 1914, devido à caça predadória, a espécie foi extinta - sua carne era muito barata (12 pássaros eram vendidos a 0,30 centavos de dólar) e suas penas eram usadas para encher colchões e travesseiros. 


Mas, daqui a alguns anos, talvez você possa ver um destes animais voando por aí. É que cientistas americanos querem trazer a espécie de volta a vida. 


Além dos desafios tecnológicos há, claro, as questões éticas a serem consideradas. Por isso, na sexta-feira, dia 15 de março, cientistas se reuniram em Washington para discutir a questão, em um evento associado ao TED, o TEDxDeExtinction


Atualmente, 1500 pássaros empalhados estão expostos em museus - e acredita-se que cada um deles tenha uma verdadeira biblioteca genética em suas patas, o que poderia fazer com que cientistas fossem capazes de restaurar seu DNA. 


No entanto, o material genético já viu dias melhores. Ele é facilmente contaminável por outros organismos (cada vez que alguém toca nos pássaros, pode alterar a amostra) e foi prejudicado pela ação do tempo. 


Por isso, recuperar os 1,5 bilhão de pares de bases de DNA não será nada simples, mesmo que, nos últimos 10 anos, as técnicas de sequenciamento de genoma tenham ficado mais sofisticadas e 500mil vezes mais eficientes. 


Por isso, será necessário o uso de uma técnica similar ao que você viu em 'Parque dos Dinossauros'. No filme, DNA de rãs foi usado para completar o código genético dos dinos. 


E, no caso do pombo-passageiro, o seu parente (vivo) mais próximo, o Patagioenas fasciata poderia fornecer a base genética para a reconstrução do DNA da espécie extinta. 


Com esse objetivo, Ben Novak, o cientista da organização Revive&Restore (que visa promover a volta de espécies extintas à vida, usando técnicas genéticas), pediu a dezenas de museus um 'dedo' de pombo passageiro, para tentar iniciar o sequenciamento de seu DNA. 


O pedido foi negado por quase todas as instituições, com exceção do Museu Field de História Natural, em Chicago. 


Agora, munido de uma amostra, ele deve sequenciar o genoma do pombo-passageiro e de seu primo contemporâneo, comparar os dois, reconstruir o DNA atentando para as diferenças entre os dos códigos genéticos. 


Com o material em mãos, ele deve implantar as informações em um ovo de pombo e aguardar o nascimento do primeiro exemplar da espécie renovada. O prazo para terminar o sequenciamento dos dois genomas é de um ano. 


No entanto o próximo passo que iria requerer a combinação dos dois genomas não é tão simples. Existe uma tecnologia chamada de Multiplex Automated Genome Engineering que consegue fazer algo similar usando DNA de bactérias - mas o genoma de um pássaro é muito mais complexo. 


E, caso o plano de Novak seja bem sucedido, o que aconteceria com os pássaros? Ele planeja abrir um santuário para a espécie, eventualmente treinando-os para voltar à natureza e à realizar a rota de migração de seus ancestrais. Ele acredita que isso traria, novamente, um equilíbrio ecológico às florestas norte-americanas.






Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...