sábado, 30 de março de 2013

Universidade de Coimbra descobre aqueduto em limpeza de terrenos



Um aqueduto foi descoberto em Coimbra, em terrenos da Universidade, na sequência de trabalhos de limpeza que a instituição está a fazer para implementar um novo projeto agrícola, disse esta terça-feira à agência Lusa a vice-reitora Helena Freitas.


"É uma surpresa muito interessante. O projeto ainda está em curso, mas, na limpeza que fizemos aos terrenos, deparamo-nos com este aqueduto fantástico", afirmou.


Helena Freitas, que ainda desconhece a data precisa de construção da estrutura "terá mais de um século", explicou à Lusa que o aqueduto "deve ter funcionado durante muito tempo para rega de terrenos agrícolas".


"Outros terão existido e podem ter sido destruídos pelas estradas que foram sendo feitas" na zona do pólo II da universidade de Coimbra.


A vice-reitora diz que o aqueduto está "muito visível, intacto e que é revelador de uma atividade agrícola bastante regular e cuidada" naquela zona da cidade.


O novo projeto agrícola da Universidade de Coimbra -- que Helena Freitas não quis revelar, para já -- manterá a infra-estrutura.


"O projeto até pode ser valorizado", explicou.


A Universidade vai preservar o sistema de rega, do qual faz parte o aqueduto, e aproveitar a oportunidade para divulgar também aquela atividade agrícola nas margens do Mondego, explicou ainda.


"É um indicador forte, ainda mais válido nos tempos de hoje, de que o país soube aproveitar as suas áreas com aptidão agrícola. É fundamental, agora, recuperar essa tradição", concluiu.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...